Não é só a boca que fala... Os olhos falam e falam bastante alto por vezes dizendo aquilo que os lábios não querem ou não conseguem...
As mãos também falam. Quando tocamos e somos tocados estamos a comunicar sem palavras, exprimimos carinho ou frustração ou muitas outras emoções e necessidades.
Procuramos a proximidade do outro porque somos seres sociais e ficar sozinhos nos parece pouco, ainda que por vezes nos apeteça uns momentos a sós com nós mesmos para reflectir ou nos reorganizarmos de algum modo, nunca gostamos de ficar muito tempo sem o outro, pelo que buscamos o calor humano.
É-nos simplesmente impossível não comunicar e não trocar com o outro... É tão natural como respirar, procurar o contacto. Afinal porque andamos nós por cá senão para tocar e sermos tocados física e emocionalmente...
Falta de tacto, tanta vez usado no sentido literal, aqui tem os dois. Vivemos num mundo que vai cultivando as distâncias e que quer o impossível de renegar o corpo muitas vezes. Não admira que haja tanta gente desajeitada, mas é pena. Resta-nos ir cultivando o contrário, e esperar que o resto um dia faça sentido, ou contentar-se com os poucos toques dignos que encontramos na vida.
ResponderEliminar