domingo, 19 de dezembro de 2010

O Tempo



O Tempo é algo tão fugidio, irrecuperável e inconstante...
Parece que na maior parte das vezes não chega para tudo aquilo que queremos fazer, por mais que o tentemos esticar e esticar... há sempre algo que fica por dizer ou fazer. Às vezes consegues recuperar, outras vezes não porque o instante era aquele e se perdeu irremediávelmente...
O Tempo não perdoa, ele esquece-se de nós e daquilo que procuramos, embora nós nunca nos possamos esquecer dele salvo em raros momentos na vida em que parece que tudo à nossa volta pára, mas sobre esses momentos não me apetece agora falar.
O Tempo não está nas nossas mãos, somos nós que estamos nas suas mãos, o que não quer dizer que sejamos seus escravos, isto quer apenas dizer que somos livres de agir dentro de alguns limites.
A minha noção pessoal de tempo é hoje diferente daquilo que já foi em tempos, quando era miúda parecia que os dias eram enormes, os verões e as férias eram gigantes e eu adorava. Hoje em dia tudo passa muito mais depressa, o mundo corre, toda a gente corre, ninguém tem muito tempo porque há sempre milhentas coisas a fazer na loucura do dia-a-dia, há sempre preocupações e algo que não corre como esperamos... e por vezes no meio de toda esta loucura podemos esquecer-nos de ter tempo para nós mesmos, para respirar e apreciar os prazeres da vida, as coisas que verdadeiramente nos são caras e nos fazem felizes.
As oportunidades perdidas não voltam, haverão outras, mas as que não aproveitamos, essas não voltam mesmo. Todos nós perdemos uma ou outra, ou mesmo muitas oportunidades, é normal que assim seja, todos temos de lidar com frustrações, e o que importa é que possamos aprender algo com elas e que essas aprendizagens nos tornem mais conscientes da importância da felicidade e mais capazes de aproveitar os momentos de felicidade com que nos deparamos no presente e que nos façam ter a certeza de que tudo muda, tudo evolui e há muita felicidade para ser vivida, é só abrir os olhos e ter vontade.
Ser feliz é preciso, e muito!

1 comentário:

  1. Ó tempo, volta para trás!
    O tempo passa devagar quando somos pequenos porque não temos compromissos. Isso possibilita-nos viver cada momento na sua plenitude. Quando somos pequenos, pomos muito facilmente tudo o que nos é negado para trás das costas pois não somos orgulhosos nem procuramos provar nada a ninguém. Vivemos simplesmente!
    Sê um pouco mais criança e vive o teu momento.

    ResponderEliminar